18/04/2013

#CISPA passa no Congresso Americano e privacidade na internet sofre sérias ameaças - #StopCispa

Cispa luz verde "para proteger os EUA  de grupos como o WikiLeaks "



Um rápido flashback para agosto de 2012: depois de muito protesto na rede contra os projetos de lei SOPA, PIPA e ACTA, o Congresso dos EUA analisava a “Lei de Proteção e Compartilhamento de Inteligência Cibernética” ou, nas iniciais em inglês, CISPA.

“O projeto de lei permite que as empresas (qualquer empresa) colete informações particulares de um usuário e envie todas essas informações para o governo americano e setores privados interessados no que parece ser uma tentativa de “conter” crimes online. Se você acha pouco só o fato de eles quererem fazer um dossiê internético de cada usuário da internet, calma que tem mais.

Aparentemente, nesse projeto não existe uma especificação de que tipo de informação será coletada. Ou seja, toda e qualquer informação sua disponibilizada na web, particular ou não será compartilhada com o governo”. Depois de muita pressão e até a Casa Branca ameaçar o veto, o projeto perdeu apoio e foi engavetado. Parecia ter morrido a lorota de que a ~cibersegurança~ poderia autorizar uma vigilância governamental desenfreada. Parecia.

Estamos em 2013 e a CISPA está de volta. Sabe o e-mail que você enviou hoje? Ou aquela mixtape que mandou pros amigos? Ou mesmo o compartilhamento de uma imagem que você fez no Facebook? Tudo isso está agora sob sério risco de ser vigiado pelo governo americano. Isso porque nesta quarta, 17, na surdina, o Congresso americano passou a Lei de Proteção e Compartilhamento de Inteligência Cibernética (CISPA) que (ALERTA VERMELHO):

Permite que as empresas (qualquer empresa) coletem informações particulares de um usuário e enviem todas essas informações para o governo americano e setores privados interessados no que parece ser uma tentativa de “conter” crimes online.

Fonte:http://anonopsbrazil.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário